Para quem costuma investir seu capital sabe que o segredo é diversificar os investimentos, aplicando em diferentes ativos, a fim de minimizar os riscos de possíveis perdas.
Ademais, a baixa atual dos juros gera a necessidade de as pessoas procurarem aplicações mais atrativas, que propiciem um retorno melhor.
Com isso, o investimento em precatório surge como uma ótima alternativa para quem busca um investimento seguro e, ao mesmo tempo, com ótima rentabilidade.
Quem adquire um precatório, além de comprá-lo por um valor abaixo do valor que ele realmente representa (é o chamado deságio), quando for receber o pagamento, terá seu crédito atualizado IPCA-e (índice atrelado à inflação), sendo que, se o precatório não for pago dentro do ano para o qual está orçado (chamado ano de vencimento), passará também a incidir juros de mora de 0,5% ao mês até a sua devida quitação.
Normalmente precatórios federais, que são aqueles que tem como ente devedor um ente federal como é o caso da União e do INSS, sempre são pagos dentro do ano de vencimento, portanto são atualizados até om pagamento pelo IPCA-e.
Todavia, precatórios estaduais e municipais normalmente não respeitam o prazo para pagamento, sofrendo atrasos muitas vezes de alguns anos. Assim, a partir do ano seguinte ao ano de vencimento, além do IPCA-e, também se aplica os juros de mora de 0,5% ao ano até o efetivo pagamento.
Um ótimo investimento para médio ou longo prazo
Para aqueles investidores com o perfil mais conservador ou que buscam um investimento de médio prazo, indica-se a compra de precatórios federais, uma vez que são precatórios que são sempre pagos dentro do ano de vencimento.
A média para recebimento de um precatório federal é de 1 ano, sendo que a rentabilidade varia entre 30% a 40% do capital investido.
Já para aqueles investidores que buscam um investimento de longo prazo, sugere-se a aquisição de precatórios estaduais e municipais. Esses demoram alguns anos para serem pagos, a depender do estado ou município, podendo chegar a 5 ou 10 anos de espera.
Por outro lado, o retorno é bem mais atrativo, uma vez que o deságio praticado nesse tipo de precatório é bem superior ao deságio utilizado nos precatórios federais, além do que, como explicado anteriormente, o crédito, uma vez vencido, será atualizado pelo IPCA-e + 0,5% de juros ao mês até seu efetivo pagamento, o que garante uma ótima rentabilidade, principalmente no atual cenário e juros baixos.
Como fazer para comprar um precatório
O processo de compra não é complicado, todavia é importante contratar uma empresa que tenha experiência no mercado a fim de lhe oferecer os precatórios que melhor atendem às suas necessidades.
A Precatórios Já é uma empresa que é especialista em intermediação na compra e venda de precatórios.
Assim, se tiver interesse em investir em um ativo seguro e com ótima rentabilidade, basta preencher o formulário de compra existente em nosso site, indicando o tipo, natureza e valores de precatórios que procura, que ficará cadastrado no nosso banco de dados.
Uma vez localizado um precatório que preencha o perfil indicado, entraremos em contato e, existindo interesse, passa-se para a fase de negociação de valores. Durante todo esse processo o cliente será assessorado pela Precatórios Já, que esclarecerá todas as dúvidas.
Mercado em prosperidade
O mercado de compra e venda de precatórios é um mercado que está em constante crescimento, principalmente no cenário atual de juros baixos, trazendo uma ótima oportunidade de investimento seguro e de boa rentabilidade.
Quer saber mais sobre investimentos em precatórios? Entre em contato conosco!